segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Comprar imóvel em 2014?

Oi pessoal, tudo bem?
E aí, aproveitaram o final de semana? Espero que tenha sido ótimo!

Só atualizando sobre o meu mini apê: a construtora respondeu o e-mail dizendo que estarei recebendo o meu contrato agora no começo de fevereiro. Assim que o receber, farei um post sobre o assunto, pois ainda nem li o bendito e é minha obrigação conhecer todas as cláusulas. #temqueserprevenida

Bom, o post de hoje não traz inspirações. Resolvi falar um pouco sobre compra de imóvel, para que possamos refletir um pouco sobre o cenário imobiliário atual no Braselll e repensarmos sobre a compra da casa própria...

No sábado me deparei com uma reportagem que achei interessante, no site da Época negócios, do famoso Sr. Dinheiro (Luís Carlos Ewald), falando que não é um bom negócio comprar um imóvel ou veículo nesse ano.

Segue a reportagem na íntegra.


"Luís Carlos Ewald, conhecido como Sr. Dinheiro, recomenda: ‘não compre imóvel ou veículo em 2014’. Isso porque, segundo ele, depois da Copa do Mundo, que ocorrerá em junho deste ano no Brasil, os preços começarão a baixar e boas oportunidades surgirão. “Todo mundo diz que a Copa vai ser muito boa para o Brasil. Mas depois que o evento passar, não haverá mais investidores no país, pois estão todos com medo”, afirmou.
Em entrevista a Época NEGÓCIOS, o professor de finanças da FGV garante que grande parte das pessoas que compraram imóveis na planta está devolvendo os apartamentos. “A pessoa que recebeu as chaves e precisa financiar o que restou, vai perceber que as prestações vão ficar muito caras - a Taxa Selic (taxa básica de juros) está muito alta. Sem condições [financeiras], ela vai querer vender o imóvel para a construtora, que não vai querer comprar. Ainda que a pessoa faça um desconto, as construtoras vão continuar não querendo. Os bancos estão cheios de imóveis devolvidos”.
Em sua visão, com uma maior oferta no mercado, os preços dos imóveis e dos veículos irão cair. Para imóveis comerciais, a regra é a mesma. De acordo com o professor, 30% das salas comerciais estão vazias no Brasil.
A solução para quem quer comprar um imóvel ou um veículo é “relaxar”. De acordo com o Sr. Dinheiro, agora é hora de esperar, poupar e investir. “O ideal é investir no Tesouro Direto, que rende a inflação mais os juros, e esperar uma boa oportunidade. Os melhores títulos são aqueles pós- fixados, que a rentabilidade segue a variação da Selic”. Para quem tem pressa, o aluguel é a opção mais vantajosa no momento. 
Da valorização a queda - A visão do Sr. Dinheiro
Há quatro anos, a Taxa Selic e, conseqüentemente, os juros para empréstimos caíram muito no Brasil. Para lucrar, os bancos decidiram facilitar a contratação de crédito imobiliário. Em 2013, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), os empréstimos para compra e construção de imóveis bateram recorde e totalizaram R$ 109,2 bilhões no país. As construtoras também pegaram dinheiro emprestado com os bancos para financiar os seus empreendimentos.
Com a alta procura, o preço dos imóveis começou a valorizar. De 2008 até 2013, o valor médio dos imóveis brasileiros subiu 121,6%. Agora, a Taxa Selic volta a aumentar para conter a inflação e os financiamentos deixam de ser uma boa para o brasileiro. O Sr. Dinheiro acredita que um grande número de pessoas não irá conseguir financiar seus imóveis e com a oferta maior, os preços irão cair. 
“A crise imobiliária já está instalada. Até as construtoras estão devendo dinheiro para os bancos. Tem uma teoria que diz: ‘A frase mais perversa do mercado financeiro é: dessa vez é diferente’. Todas as crises financeiras começam com crises imobiliárias e não adianta dizer que dessa vez é diferente”."




Bom, na minha opinião, acho que ele tem razão.
Quem puder esperar um pouco e tiver uma graninha guardada no banco, seria interessante esperar 2015 chegar para ver se os preços vão melhorar, e acredito mesmo que irão.

Aqui em Recife, os preços estão bem absurdos! Apartamentos cada vez menores e preços nas alturas. O fato de ser uma cidade sede da Copa ajudou a piorar esse cenário. Além disso, o déficit habitacional - muita gente morando de aluguel - e a falta de terrenos, fazem crescer a procura pela compra da casa própria.

Enfim, reforço que não estou dizendo para vocês não comprarem um imóvel agora, só acho que quem puder esperar um pouco até o próximo ano, há grandes chances de encontrar um preço melhor ou até financiar com juros menores.

Enquanto isso, é bom guardar o dinheiro em uma poupança, pois enquanto ele estiver parado ele estará rendendo.

E aí, quem está pensando em comprar uma casa ou apê, vai esperar chegar 2015? Ou vão comprar ainda esse ano?

Abraço.

4 comentários:

  1. oi Bruna

    Vim agradecer tua visita e te dizer seja bem-vinda à blogosfera!
    comprei meu apê em fevereiro passado, ele esta em obras e fica pronto agora no final de 2014 até no maximo maio de 2015, espero que não atrase. Me marido trabalha com construções populares do minha casa minha vida e acredita que é um bom negócio comprar agora, mas ele é suspeito no caso, rs

    bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Maria! Obrigada pela visita e volte sempre! Adoro seu blog :}
      Eu comprei o meu em novembro do ano passado. Acho que paguei caro para o tamanho e "barato" por causa da data. Não é MCMV, mas tem um projeto bem legal. A previsão é que fique pronto no começo de 2016.
      É complicado dizer "não compre" esse ano, mas acho que quem puder esperar mais, talvez encontre preço/condições melhores. Eu ia comprar o meu depois da Copa, só comprei ano passado pq realmente foi uma oportunidade muito boa que surgiu.
      Bjs!

      Excluir
  2. Bem, não concordo com a visão. Acho que um dia vai haver a queda dos valores dos imóveis, por conta da queda nos juros. Mas não vejo agora pessoas devolvendo aptos... Acho que isso vai acontecer sim, mas não em 2014, talvez em 2016 após as Olimpíadas... Também acho que a questão é pesquisar as melhores opções e preços, caso a pessoa tenha capital para comprar. Eu que moro de aluguel sei o quanto é ruim viver arcando com o custo de algo que não é seu. Recomendo que as pessoas se esforcem e procurem as melhores opções para o seu orçamento e gosto, porque elas existem, e não ficar aguardando a suposta bolha imobiliária estourar, pois acho que ela vai demorar um pouco mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua opinião, Patrícia. Cada um vê de uma maneira e é legal ponderar todos os lados.
      Abraço!

      Excluir